quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ar de quem-não-está-para-brincadeiras-com-putos e outros "desmanchos".

Há dias que quebram a chuva...que a repartem em muitos mil pingos, que a dividem, que a secam, que a regam de lágrimas.

Há dias que nos recordam as mil razões dos nossos caminhos, das nossas opções, de cada uma das nossas escolhas. Dias únicos, dir-se-ia...

Desde há um tempo que a minha presença na sala de aula é menos constante. Hoje pediram-me que orientasse o Manuel nos TPC, que ele andava "desalvorado", "sem tino", "irrequieto", "prejudicando todos os colegas". 

Entrou na minha sala a medo...com os olhos negros brilhantes, um bocadinho assustado, com ar de quem poderia desatar num choro profundo ou cair inanimado no chão, por suster a respiração. Ar de susto. Ar de bicho perdido.

Fiz então eu, o meu ar. O ar sério...ar de quem-não-está-para-brincadeiras-com-putos!

"O senhor sente-se aí e tire os TPC, se faz favor..." - disse tudo sem olhar para ele e entretanto fui-lhe dando os indicadores todos que estaria muito aborrecida com as suas atitudes, ou apenas as atitudes que o trariam até ao gabinete, nomeadamente o indicador que todos reconhecem: tratá-los por "senhor".

Devagar retirou os trabalhos e receoso foi avançando que tinha contas para fazer.

Sentei-me ao seu lado...e o ambiente foi sendo aliviado. Trabalhou afincadamente e resolveu as contas com calma, da minha parte fui dando as dicas, trabalhando o cálculo mental...e tudo fluiu.

Despachou-se antes dos colegas que trabalhavam na sala ao lado. Percebeu isso quando lhe disse com um sorriso..."Vai ver se é preciso mais alguma coisa e se não for...vais para a sala, brincar!".

Espantou-se e acabou por me confessar que costumava demorar muito para terminar...e até esteve com medo de vir para o meu lado.

- Amanhã posso vir para aqui? Aliás...posso vir todos os dias para aqui? Por favooooooorrrr....

Correu na minha direcção, puxou-me com força e assaltou-me a face com um beijo doce.

- Gosto mesmo de ti. Até quando me tratas por senhor. Não penses que assustas assim tanto.

Na saída....volta-se-me para trás e solta-se em desafio...

- Desmancha-te agora, que eu bem sei que também gostas de mim!