segunda-feira, 5 de novembro de 2012

sonhas com o coração...

"Andrea, os sonhos vêm de onde?"...

O Tiago apressou-se a apontar para a cabeça e disse, "daqui!"... "vêm da cabeça..., não é Andrea?".

"Não sei, que achas tu?..." - olhando para a Belita - "já que fazes essa pergunta...".

Torceu o nariz e desabafou que os adultos acabam sempre por perguntar às crianças aquilo que elas perguntaram primeiro. - "Só mostra que também não sabem!!! É o que é!"

Apanhou-me bem...e como quem seca todas as fontes que a chuva enche, rega e lava... assim também me senti na ausência de quase tudo, que cada criança quando nos lê por dentro, rouba-nos um pouco da alma e lavra-nos um sulco eterno.

"Não, Belita... eu penso é que os sonhos nascem todos em sítios diferentes...que tal?" - e assim relancei a confiança, o questionamento, a curiosidade.

Torceu a sobrancelha...olhou para o Tiago, que fez aquele ar de..."e agora...?". levantando os ombros.

"Do coração!... Nascem todos no coração... Nós até já devemos nascer com os sonhos todos lá dentro...e depois, durante as noites, vamos escolhendo aquele que queremos sonhar!"

"E os pesadelos, Belita? Olha que eu tenho pesadelos que chego a esconder-me na cama da minha avó!"

O rapaz já tinha os olhos tão abertos e brilhantes que quase conseguia mergulhar na essência da sua pureza...

"Os pesadelos são os adultos que nos colocam aqui na cabeça... que quando crescem, deixam de saber sonhar e só pensam em coisas que interessam pouco. Por isso é que os teus pais foram trabalhar para fora, porque há adultos que não se preocuparam em dar-lhes trabalhos cá...e assim, fazer com que os pesadelos nunca te apareçam à noite! Quando sonhas com os teus pais, Tiago...sonhas com o coração. É da saudade."

Sem comentários:

Enviar um comentário