sábado, 17 de novembro de 2012

É assim que te vejo.

"Amigo é alguém com quem posso ser sincero. Perto dele, posso pensar alto." - Ralph Waldo Emerson



Existem pequenos pedaços de nós que se unem na partilha. Na partilha única, dividida, companheira, real. Há partículas de nós que se encontram, ou exploram, ou vivem...e se completam na cumplicidade de outro. Aconteçam de forma espontânea ou provocada, combinada, ajustada, são tesouros cuja riqueza transcende qualquer poder de compra, riscando a felicidade genuína, assumindo quase como a essência primordial à existência de cada um. 

E é assim que te vejo.

Como ontem, quando falavas e os teus olhos gritavam mais alto e se enchiam de lágrimas de emoção, quando rias ou me segredavas, quando revelavas o orgulho de sermos quem somos. Parecia que me via ao espelho, respeitando as diferenças que se completam, mas eu também estava lá, na água que te enchia o olhar, no brilho do teu sorriso, no silêncio reflexivo que te suspendia a respiração.

E é assim que te sei. Como se conseguisse penetrar na tua alma e ler-te como poucos sabem ler.

Porque se te adivinho é porque me conheço...e se te continuo é por seres a mais especial das mulheres com que me cruzei.

Pura.

Genuína.

Forte.

Sensível... e frágil.

E ontem...pensei alto, sem receio, sem pudor, sem limites. Na sinceridade que se reconhece numa amiga.

Obrigada, Ana. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TU-DO!

Chega-se a esta altura e, deste lado da chuva, iniciam-se os movimentos quase viscerais motivados pelas campanhas de Natal... Apela-se ao consumismo e cavam-se buracos de desigualdade, cada vez mais acentuada, de ansiedade, de expectativa - que normalmente termina em desilusão.

Chega-se a esta altura e, entre os pingos de chuva, oiço o esgravatar dos sonhos de cada criança, nos pequenos movimentos e nas ansiedades espalhadas pelo recreio da escola.

Hoje, subindo as escadas vinham alegremente conversando, até que por fim alguém gritou, "Já viram o folheto do Jumbo? Já chegou à minha casa...tem todas as novidades para o Natal!!!". Que não, que ainda não tinha visto, respondeu um...o outro, calou-se.

Chega-se a esta altura e o meu ouvido apura-se mais, os meus olhos brilham e abrem-se mais, a atenção redobra, torna-se afiada, acutilada, expedita. Fiquei à espera do terceiro timbre de voz, da resposta daquele que se calou. Esperei. Nada.

Até que um deles voltou à carga, recomeçou o estímulo, "não viste...? A tua mãe não trabalha lá, na peixaria?...". Novo silêncio. Renovada atenção da minha parte...

...quebrou-se a pausa e a voz soou, corajosa:

- Nem vi, nem quero ver. A minha mãe trouxe e avisou-me já...que este ano o Pai Natal está mais pobre... O meu pai está desempregado e ela nem consegue pagar tudo. TU-DO! Tudo é muita coisa...e eu vou pedir o quê? Se fica TUDO para pagar... eu brinco com as outras coisas e finjo que estou muito feliz. Que ontem ouvi a minha mãe chorar.

E dos meus olhos choveram gotas, com sabor a sal...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

E se no dia da Greve...?

Acabara eu de afixar os avisos para todos os utentes, no que respeitava à Greve Geral...quando irrompe sala dentro o Bernardo, queria saber como era da Greve.

- Como é o quê, meu querido?

- Como é que vão acontecer as coisas no dia da Greve, professora....?

- Que coisas? Quem fizer greve, não estará aqui...e estará provavelmente a manifestar-se contra as políticas seguidas... Quem não fizer, cá estará para vos receber.

- E se ninguém vier? Para onde vamos? E se estiver a chover, onde nos abrigamos? E se houver escola...professora... como lanchamos? E se... - e a voz começou a faltar, o rubor nas bochechas a notar-se e parecia balbuciar qualquer coisa.... - E se não vier ninguém...nesse dia como onde?

E demorámo-nos no abraço do segredo...e das coisas que nunca mais se dirão, mas ficarão gravadas na memória, sempre.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

sonhas com o coração...

"Andrea, os sonhos vêm de onde?"...

O Tiago apressou-se a apontar para a cabeça e disse, "daqui!"... "vêm da cabeça..., não é Andrea?".

"Não sei, que achas tu?..." - olhando para a Belita - "já que fazes essa pergunta...".

Torceu o nariz e desabafou que os adultos acabam sempre por perguntar às crianças aquilo que elas perguntaram primeiro. - "Só mostra que também não sabem!!! É o que é!"

Apanhou-me bem...e como quem seca todas as fontes que a chuva enche, rega e lava... assim também me senti na ausência de quase tudo, que cada criança quando nos lê por dentro, rouba-nos um pouco da alma e lavra-nos um sulco eterno.

"Não, Belita... eu penso é que os sonhos nascem todos em sítios diferentes...que tal?" - e assim relancei a confiança, o questionamento, a curiosidade.

Torceu a sobrancelha...olhou para o Tiago, que fez aquele ar de..."e agora...?". levantando os ombros.

"Do coração!... Nascem todos no coração... Nós até já devemos nascer com os sonhos todos lá dentro...e depois, durante as noites, vamos escolhendo aquele que queremos sonhar!"

"E os pesadelos, Belita? Olha que eu tenho pesadelos que chego a esconder-me na cama da minha avó!"

O rapaz já tinha os olhos tão abertos e brilhantes que quase conseguia mergulhar na essência da sua pureza...

"Os pesadelos são os adultos que nos colocam aqui na cabeça... que quando crescem, deixam de saber sonhar e só pensam em coisas que interessam pouco. Por isso é que os teus pais foram trabalhar para fora, porque há adultos que não se preocuparam em dar-lhes trabalhos cá...e assim, fazer com que os pesadelos nunca te apareçam à noite! Quando sonhas com os teus pais, Tiago...sonhas com o coração. É da saudade."

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

SE-XO Gântrico, Andrea...

Deste lado da chuva viveu-se um dos mais embaraçosos  momentos... 

Subi para o espaço dos gabinetes técnicos e ali estava ela, enroladinha a choramingar. Tentei entender o que se passava e consegui, com alguma capacidade de sedução, trazê-la até ao meu gabinete, fazer com que se sentasse, levar com que as pingas de chuva que dos olhos corriam parassem por momentos.

Soluçava e eu afagava-lhe a cabeça...que entretanto já estava apoiada no meu joelho. Arrisquei a pergunta:

- Porque choravas tanto, miúda?

Detrás de uns olhos azuis enormes, pestanudos e expressivos, de quem tem um rio que lhe atravessa a alma, acabou por me responder..."foram eles, lá em baixo...que só se riam e falavam de coiso 'gântico'...". Suspendi a respiração...:

- Gástrico, suco gástrico?!? 

Que não...'gântrico' e que ela nem sabia bem o que era, por isso não se ia rir, não ia fingir. Que perguntou...e eles só riam riam... Voltei a reformular a hipótese:

- 'Pâncrio'...que devia ser pancreático... o suco do pâncreas?...Ou seria a bílis?... - quase corri o sistema digestivo de fio a pavio e ela abanava continuamente a cabeça, até que por mim...suspirando disse:

- Oh Andrea, não é suco...é aquela palavra proíbida... sé...sé.... - e ia rodando o dedito como quem espera que eu continue, por fim desabou! - SE...XO, é sexo gântrico, Andrea... - tapou a boca e os olhos abriram como um dia de verão!

Abracei-a, soltei uma gargalhada, pisquei-lhe o olho e acrescentei:

- Nem eu sei bem o que é... Deixa lá...que eles até o nome o dizem mal. Fazes bem assumir que não sabes, fingir é um mau princípio. Mais logo tratamos deste assunto. Agora dá cá um beijinho e leva-lhes o recado: que conversem sobre coisas bem menos complicadas. 

- Olha...já vão brincar ao 'Mata'! Posso ir agora? - colocando um tom de súplica divida entre a curiosidade e o impulso da inevitável brincadeira.

Sorri...e deixei-a correr corredor fora.

Sexo tântrico pela manhã....e deste lado da chuva, na curva da esquina, secou-se-me a garganta...  Comecei  a recorrer mentalmente a estratégias mil para resolver um problema, solucionado, para já, com a simplicidade do "mata".

Aguardemos...até que a curiosidade nos traga novamente à tântrica temática!